segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Banda Ok Go: Música, duração e a máquina de Rube Goldberg

OK GO é uma banda americana de Chicago formada no ano de 1998. Suas músicas recebem influências dos gêneros rock alternativo, pop e indie rock e sua formação atual conta com Damian Kulash nos vocais e guitarras, Tim Nordwind no baixo, Dan Konopka na bateria e Andy Ross também nas guitarras.
Apesar de sua considerável produção musical – Quatro álbuns e sete EP’s – ao buscar informações ou entrevistas sobre a banda nos deparamos com grande destaque para a produção de seus videoclipes. O vídeo da música This too shall pass, por exemplo, possui mais de cinquenta e oito milhões de visualizações. Sobre os vídeos Kulash diz: “há quinze anos as propostas de vídeos musicais eram condicionadas às gravadoras e selos. Para nós, os vídeos são filhos criativos assim como nossas músicas, nossos álbuns e nossos shows e não um caminho para nos promovermos ou qualquer coisa parecida”.
O clipe musical de Needing / Getting, nosso foco de análise, foi lançado em fevereiro de 2012 e foi patrocinado pela Chevrolet como forma de apresentar seu novo carro na época. A ideia do vídeo é de que fossem construídos instrumentos que pudessem ser tocados por um carro. Kulash baseou-se na ideia da máquina de Rube Goldberg, que basicamente parte do princípio de executar tarefas simples de maneira complicada, geralmente utilizando uma reação em cadeia, como o efeito dominó, por exemplo. Assim a equipe de produção passou a visitar lojas e armazéns pesquisando objetos e como cada som respectivo funcionava.



A estrutura da filmagem contou com um carro, duzentos e oitenta e oito guitarras conectadas a sessenta e seis amplificadores, cinquenta e cinco pianos e mil cento e cinquenta e sete instrumentos caseiros previamente explorados pelos músicos. O carro foi adaptado pela Chevrolet com braços para tocar os instrumentos e eram controlados de dentro do carro. Além disso a empresa também forneceu o espaço, um engenheiro acústico e o treinamento para que Kulash adaptasse-se ao veículo.
Eu gosto da ideia de fazer vídeos que são gravações ao vivo. Isso ajuda a quebrar a ideia de que são formas distintas de arte”, comenta o vocalista. A intenção inicial era de que a gravação fosse feita em uma tomada só em um circuito oval, porém, com grande dificuldade, resolveram dividir o circuito, usando várias etapas do curso para mapear estrofes da música.
A banda desenvolveu um software para computador que ditou a velocidade que o carro deveria manter durante o curso para respeitar o ritmo da música. Essas velocidades variaram entre 28 e 56 quilômetros por hora e Kulash contou com um metrônomo dentro do carro para manter o controle do andamento. Foram necessárias várias tomadas para que ele aperfeiçoasse a direção e os braços foram substituídos diversas vezes por seu uso excessivo. Além disso, o vento derrubou por diversas vezes os instrumentos, como os pianos, por exemplo.



Deste modo a banda OK GO tenta explorar ao máximo a criação artística independente de que núcleo esta possibilidade esteja inserida. Os shows, as músicas e os clipes passam a não ser complementos um dos outros e sim novas possibilidades de criação, tornando-os profissionais versáteis e com uma proposta artística diferente. A produção do vídeo de Needing/Getting, um trabalho intenso de manipulação do tempo (andamento) e exploração de materiais (timbres), convida o espectador a pesquisar outras produções e a surpresa é sempre gratificante, oferecendo inúmeras possibilidades de exploração. 
Tendo como foco de exploração em sala de aula a duração a atividade proposta leva o nome de: Circuito Musical Humano.

Procedimentos Metodológicos: 
Uma música deverá ser escolhida previamente. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará uma estrofe da música. Os grupos deverão explorar objetos sonoros, cotidianos ou instrumentos musicais, para executarem esta música. A linha do tempo será representada por um objeto e este objeto deverá ser passado de aluno a aluno até que o último aluno do grupo realize sua performance. A criação da música a ser tocada também poderá ser composta pelos próprios alunos.

Links deixados como pistas para mediação:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banda Ok Go: Música, duração e a máquina de Rube Goldberg

OK GO é uma banda americana de Chicago formada no ano de 1998. Suas músicas recebem influências dos gêneros rock alternativo, pop e indie r...